Por Heitor Augusto, programador-chefe do NICHO 54

E cá estamos oferendando ao nosso público a terceira mostra de filmes ao redor das vidas negras em menos de sete meses. No ano 2 da pandemia. Com exibições em uma plataforma de streaming desenvolvida exclusivamente para essas projeções. Parafraseando Narcisa, que loucura, não é mesmo?

Chegamos a este novembro construindo a terceira edição do nosso evento anual orientados por uma pergunta: para qual normal voltaremos? Essa interrogação atravessa os painéis de mercado do NICHO NOVEMBRO, as atividades de formação ao redor de preservação audiovisual e crítica e também o eixo curatorial.

Leia mais.

Programação

  • 05.11
  • 06.11
  • 07.11
  • 08.11
  • 10.11
  • 11.11
  • 12.11
  • 14.11

Libório (Liborio)

Começo do século 20. Libório é um camponês que desaparece num furacão e retorna como um profeta rodeado por um ar mítico. Ele é seguido por uma população fiel e seu povo se isola nas montanhas em busca da liberdade plena. Porém, a ameaça da marinha estadunidense no território da República Dominicana se aproxima.

saiba mais

Lagarto (Lizard)

Juwon, uma garota de oito anos com habilidades para farejar o perigo, é expulsa da aula de educação religiosa. Sua jornada pelos corredores de uma mega igreja em Lagos faz com que testemunhe, acidentalmente, os mistérios do espaço.

saiba mais

Noor & Layla

Noor e Layla estão terminando o relacionamento. É o fim da linha para essas duas mulheres mulçumanas ou é o começo? Este é um filme sobre a reivindicação do ritual e do amor queer entre mulçumanas contado através de cinco momentos definidores no relacionamento de Noor e Layla marcados pelo azaan, a chamada mulçumana para

saiba mais

Como respirar fora d'água

Na volta de um dos seus treinos de natação, Janaína é enquadrada violentamente por policiais. Já em casa e livre do perigo, ela enfrenta a relação com seu pai, Júlio, também policial militar, com outros olhos.

saiba mais

Alma do mar (Liremu Barana)

Arisa dança dia e noite ao som de canções que falam das batalhas de seu povo e de seus ancestrais. Música e memória se entrelaçam nessa meditação lírica acerca da jornada de se tornar mulher, da identidade e do pertencimento ao povo Garífuna, na Guatemala.

saiba mais

Meninos rimam

Enquanto um aprende a filmar, o outro sonha com seu primeiro videoclipe. Entre os dois, a amizade e o aflorar do desejo. Ritmado pelos beats e improvisos do rap, este filme acompanha descobertas e reúne diferentes regimes de imagem, numa montagem igualmente impregnada de desejo. Do skate à câmera emprestada, tudo converge para o encontro

saiba mais

O bem virá

Treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. E uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú, em Pernambuco, lutaram pelo direito à sobrevivência num contexto em que ser mulher limitava-se à função de administrar a miséria. 

saiba mais

Eyimofe: Esse é meu desejo (Eyimofe)

Tragédia e o destino intervêm enquanto dois nigerianos buscam uma vida melhor para as suas famílias. Eyimofe (Esse é Meu Desejo) é um filme sobre a busca de duas pessoas pelo que acreditam ser uma vida melhor em terras estrangeiras. Após Mofe perder sua família e Rosa não conseguir cumprir uma promessa, seus planos de

saiba mais

Entre fogo e água (Entre Fuego y Agua)

Camilo é filho adotivo de pais indígenas do povo Quillasinga da lagoa da Cocha, na Colômbia. Ele é o único homem negro em sua comunidade e sempre se sentiu diferente. Durante anos, perguntou-se quem eram seus pais biológicos. O chefe Quillasinga o aconselha e o dá Ayahuasca, uma planta sagrada e guia espiritual. Durante a

saiba mais

Novo Rio

Nos anos 2000, Lorran Dias vive uma experiência inédita e inesperada: viaja de avião com seus pais para o município de Tamboril, no Ceará (onde sua mãe nasceu), saindo da Favela da Maré. Tania Dias registra em fotografias a única vez que retornou à sua terra de origem desde a década de 1980 e o

saiba mais

Five Tiger

Ambientado na África do Sul contemporânea, Five Tiger conta a história de Fiona, uma mulher devota e religiosa que tem de realizar uma transação com o líder de sua igreja para conseguir dar apoio ao marido enfermo e à filha.

saiba mais

Você tem olhos tristes

Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.

saiba mais

Afetadas

JEAN vinha filmando amigas, amigues e rolês com dispositivos portáteis, aos poucos gerando uma coleção de vislumbres e lembranças. Este retrato coletivo atravessa uma constelação de fragmentos autobiográficos que documenta cidade, pista, beleza e intimidade enquanto fornece uma fábula meditativa do laço e hospeda olhar e corpo de quem vê um fluxo onírico de si.

saiba mais

Aquilombados (Los Cimarrones)

À noite, o bosque esconde os mais profundos medos de Orestes: a escuridão, os espíritos dos seus ancestrais escravizados e a homossexualidade de seu irmão.

saiba mais

Apátrida (Stateless)

Em 1937, milhares de haitianos e dominicanos de ascendência haitiana foram exterminados pelo exército da República Dominicana motivados pelo racismo antinegro. Corta para 2013, quando o Supremo Tribunal Federal daquele país retirou a cidadania de qualquer pessoa com pais nascidos no Haiti. A medida foi retroativa, cobrindo até o ano de 1929, o que deixou

saiba mais

O dia da posse

Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, o jovem baiano estuda direito, faz vídeos para as redes e sonha com novas conquistas em meio à pandemia. Entre os conflitos que vive com o diretor do filme, Allan Ribeiro, Brendo ainda tem tempo de observar as inúmeras janelas dos vizinhos. Quem são

saiba mais