Apátrida (Stateless)

Dirigido por

Michèle Stephenson

Gênero

Documentário

Ano

2020

Estreia

12 de novembro (sexta) às 19h

Disponível até 14 de novembro às 23h 

Duração

95'

País

República Dominicana / Haiti / Estados Unidos / Canadá

Compartilhe

Em 1937, milhares de haitianos e dominicanos de ascendência haitiana foram exterminados pelo exército da República Dominicana motivados pelo racismo antinegro. Corta para 2013, quando o Supremo Tribunal Federal daquele país retirou a cidadania de qualquer pessoa com pais nascidos no Haiti. A medida foi retroativa, cobrindo até o ano de 1929, o que deixou mais de 200 mil pessoas sem Estado — ou apátridas. Este documentário acompanha a militância da jovem advogada Rosa Iris, sua atuação no combate à corrupção eleitoral e a contribuição para garantir o direito de cidadania de toda a população.

Direção, roteiro: Michèle Stephenson
Produção: Jennifer Holness, Lea Marin, Michèle Stephenson
Empresa produtora: Rada Film Group, Hispaniola Productions, National Film Board of Canada.
Produção executiva: Anita Lee, Joe Brewster, Sudz Sutherland
Com: Rosa Iris Diendomi-Álvarez, Teofilo Murat, Gladys Feliz
Fotografia: Alfredo Alcántara, Tito Rodriguez, Naiti Gámez, Nadia Hallgren, Jaime Guerra, Pedro Arnau Bros Santana
Montagem: Sophie Farkas-Bolla
Montagem adicional: Andres Landau

Filmes relacionados

  • Você tem olhos tristes

    Luan trabalha como bikeboy de aplicativo e enfrenta dilemas e preconceitos na sua jornada diária de entregas em uma cidade grande. Sem hesitar, sonha com um futuro melhor.

  • Afetadas

    JEAN vinha filmando amigas, amigues e rolês com dispositivos portáteis, aos poucos gerando uma coleção de vislumbres e lembranças. Este retrato coletivo atravessa uma constelação de fragmentos autobiográficos que documenta cidade, pista, beleza e intimidade enquanto fornece uma fábula meditativa do laço e hospeda olhar e corpo de quem vê um fluxo onírico de si.

  • O dia da posse

    Brendo quer ser presidente do Brasil. Enquanto esse dia não chega, o jovem baiano estuda direito, faz vídeos para as redes e sonha com novas conquistas em meio à pandemia. Entre os conflitos que vive com o diretor do filme, Allan Ribeiro, Brendo ainda tem tempo de observar as inúmeras janelas dos vizinhos. Quem são

  • Apátrida (Stateless)

    Em 1937, milhares de haitianos e dominicanos de ascendência haitiana foram exterminados pelo exército da República Dominicana motivados pelo racismo antinegro. Corta para 2013, quando o Supremo Tribunal Federal daquele país retirou a cidadania de qualquer pessoa com pais nascidos no Haiti. A medida foi retroativa, cobrindo até o ano de 1929, o que deixou