2023 marca a quinta edição do Festival NICHO Novembro. Preparamos uma edição especial para este ano, que traduz o momento atual do instituto e seu trabalho de promoção de oportunidades e apoio à carreira de profissionais negros e negras. 

Desta vez, temos uma estruturação em três seções: MOSTRA DE FILMES, AMBIENTE DE MERCADO e FÓRUM. A curadoria da programação de filmes é realizada por Heitor Augusto. A curadoria do ambiente de mercado é realizada por Fernanda Lomba. A curadoria da programação do Fórum é realizada por Karen Almeida. 

E, pelo segundo ano consecutivo, convidamos um parceiro internacional para ser destaque no nosso evento. A Firelight Media, organização com sede nos Estados Unidos, estará presente nas programações da Mostra de Filmes e no Ambiente de Mercado ao lado de instituições e parceiros brasileiros que nos ajudam a realizar o festival.

Cinemateca Negra, publicação histórica e inédita sobre pesquisa e consolidação de dados das produções negras brasileiras a partir de 1940; e plataforma NICHO Conecta, que aproxima empresas e profissionais negros e negras de todas as áreas de atuação, são pré-lançamentos desta edição. 

O FESTIVAL NICHO NOVEMBRO 2023 é realizado pelo NICHO 54, com patrocínio da Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, apoio do Instituto Moreira Salles, Firelight Media, Projeto Paradiso e Embaixada da França, apoio institucional do Centro Cultural São Paulo, Open Society Foundation e Ovo, parceria da Quanta, API (Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro) e Embaixada dos EUA e promoção da Revista Bravo!.

Programação

  • 09.11
  • 10.11
  • 11.11
  • 12.11
  • 14.11
  • 15.11
  • 16.11
  • 17.11

Mugunzá

A protagonista Arlete é complexa e apaixonante. É justamente pela impossibilidade de viver plenamente os seus afetos que a personagem se ressente. Isolada e machucada por opressões de diversas espécies, ela enxerga em uma reação violenta a sua única saída.

saiba mais

Ramal

Protegidos pelas montanhas que cercam a Vila Marzagão, na periferia da cidade de Sabará, Minas Gerais, um grupo de jovens se diverte sobre suas motocicletas em um viaduto sem saída conhecido pelos moradores da região como ramal ferroviário.

saiba mais

Levante

Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17), descobre  uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se  convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas  nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor

saiba mais

Graça estranha: a arte de Amyra León (Amyra León: Strange Grace)

A cineasta Malika Zouhali-Worrall oferece um retrato de Amyra León, a musicista, poetisa, autora e ativista que canaliza experiências profundamente pessoais de dor e cura em performances cruas, majestosas e muitas vezes catárticas que celebram o amor, a negritude e a feminilidade.

saiba mais

Deixe a luz brilhar (Let the Little Light Shine)

Ao prosperar, a escola primária afro-americana de melhor classificação foi ameaçada de ser fechada e substituída por uma nova escola secundária favorecendo os moradores mais ricos da comunidade. Diante desse cenário, pais, alunos e educadores lutam pela sobrevivência da escola primária.

saiba mais

Mergulho

Durante os preparativos para um final de semana na praia, os sentimentos de uma família são confrontados a partir do retorno do filho mais velho, longe há dez anos. Mesmo sem querer todos vão mergulhar nas próprias emoções.

saiba mais

Shimoni

Depois de sete anos na prisão, Geoffrey, de 35 anos, precisa recomeçar sua vida em Shimoni. Lá, ele se esconde na igreja católica local. Então, em um domingo após a missa, Geoffrey o vê. Petrificado, ele urina nas calças e, em um momento de raiva, mata um bezerro. O monstro o encontrou.

saiba mais

A morte é nosso negócio (Death is our Business)

Em Nova Orleans, uma cidade onde os funerais são geralmente eventos comunitários repletos de jazz, a taxa de mortalidade per capita por Covid-19 em determinado momento de 2020 esteve altíssima. Nesse cenário, as famílias negras da cidade tiveram que ajustar a forma como se despedem de seus entes queridos, improvisando rituais funerários centenários ao mesmo

saiba mais

Um lugar nosso (A Place of our Own)

“A um quilômetro e meio da costa de Cape Cod fica a ilha de Martha’s Vineyard e, em uma extremidade do Vineyard, está a cidade de Oak Bluffs. Durante gerações, famílias negras de classe média alta, famílias como a minha, passavam férias aqui. Tem sido um lugar onde, pelo menos durante o verão, o mundo

saiba mais

Casa de Luiza

Ronaldo viaja à cidade de Soure, ilha do Marajó, e planeja a reforma da casa dos seus pais, há muito tempo desocupada.

saiba mais

Rumo

A implementação das cotas raciais na UnB é contada a partir de três linhas narrativas.

saiba mais

Por toda a noite (Through the Night)

Os estadunidenses e imigrantes residentes nos Estados Unidos têm acumulado extensas jornadas em diferentes trabalhos para conseguir se sustentar. Esse novo contexto de lavor ininterrupto resulta no inesperado fenômeno das creches que funcionam 24 horas por dia. “Por toda a noite” é um documentário de estilo verité que investiga os custos da nossa economia contemporânea

saiba mais

O filho de Ruby (El hijo de Ruby)

O pai do Lionel, Ruby, transitou entre a reabilitação de drogas e a vida nas ruas até ser morto. Anos mais tarde, em busca de pistas sobre seu pai, Lio voltou ao bairro onde cresceu e descobriu que ele tinha sido um dos melhores dançarinos da Família Cepeda, um dos principais grupos de Bomba de

saiba mais

Geruzinho

Nas ladeiras do bairro Cirurgia, os irmãos Dingo Bala, Mestre Nenê, Niquimba e Nego Dadá construíram o bloco afro Descidão dos Quilombolas, uma história sobre a importância dos tambores na conexão do povo preto à sua ancestralidade.

saiba mais

Nada haver

Ensaio doméstico com fotografias de um rolezinho encontrado ao acaso. Três observações sobre a tendência de que haja coisas, ao invés de nada. Um exercício amador sobre parecer não haver nada a ver. Um pré-filme de arquivo tentando (re)animar o que é mundano e perene. Uma etnografia leiga sobre um modo de narrar o (não)

saiba mais

Só que dessa vez nada retorna das cinzas (Except This Time Nothing Returns From The Ashes)

Só que dessa vez nada retorna das cinzas” (Except this Time Nothing Returns from the Ashes) é um projeto de imagem em movimento que explora autorretrato, arquivamento e memória. O filme acompanha presenças fantasmagóricas e falhas que assombram uma cidade, cada figura representando aqueles que existem nas margens ou na periferia.

saiba mais

Remendo

Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?

saiba mais

Barbie Negra: um documentário (Black Barbie: A Documentary)

Amando ou odiando, quase todo mundo tem uma história com a Barbie. E mesmo que não tenham uma história, há uma história sobre o motivo pelo qual não têm uma história. Neste filme, contamos a história por trás da primeira Barbie negra, porque sim, ela também tem uma história. Tudo começou com a tia da

saiba mais

Euclydes

O documentário resgata a figura de Euclydes Pinto Martins, herói cearense da aviação, criador da rota aérea Rio-Nova Iorque e pioneiro do petróleo em terras brasileiras. Negro e nordestino, sofreu um processo de embranquecimento por parte da historiografia e posteriormente teve sua imagem apagada.

saiba mais

Por que não ensinaram bixas pretas a amar?

Parte da trilogia de Juan Rodrigues o ensaio visual Por que não ensinaram bixas pretas a amar? produz um fluxo de imagens acerca de identidade e corpo que mergulham nas questões de sexualidade e racialidade como quem mergulha numa substância ainda em estudo.

saiba mais

Kokomo City

No documentário divertido e sem filtros “Kokomo City” a cineasta D. Smith passa o microfone para quatro profissionais do sexo negras trans em Atlanta e Nova York — Daniella Carter, Koko Da Doll, Liyah Mitchell e Dominique Silver — que desmontam sem pedir desculpas as barreiras de sua profissão. Sem guardar nada, o filme pulsa

saiba mais

Diálogos com Ruth de Souza

Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. Aos 95 anos, ultrapassando os 70 de carreira, em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo

saiba mais

Alexandrina, um relâmpago

Alexandrina – Um Relâmpago reconstrói o imaginário de Alexandrina, mulher negra amazônica e expedicionária que resume em si as contradições e os pólos duplos de uma racialidade esquecida e silenciada nas narrativas da negritude brasileira. Um manifesto que revive de forma poética as estruturas de uma personagem histórica.

saiba mais

É o fim do mundo como conhecemos

1645, Guadalupe, Antilhas Francesas. No início da conquista européia das Américas, as guerras entre os Franceses e os Nativos estão em pleno curso. Ibátali, uma jovem Nativa, encontra Olaudah, um fugitivo Maroon de origem Yoruba da África. Ela inicia sua jornada, saindo da alienação na sociedade colonial em direção à emancipação, vivenciando o preço que

saiba mais

Cicatriz tatuada

Um grupo de jovens negrxs encontra uma anciã indígena na porta de um antigo mercado de escravos. Diante das perguntas ela resolve contar o que não foi dito sobre o local, sobre o antes, sobre o tempo antes do tempo.

saiba mais

Adoleta Negra: A história das brincadeiras de bate-mão (Black Girls Play: The Story of Hand Games)

Uma visão esclarecedora sobre a influência que os jogos de mãos praticados por garotas negras tiveram na paisagem criativa americana.

saiba mais

Black Rio! Black Power!

O movimento Black Rio nasce nos bailes de soul music, espaços de afirmação e resistência política do jovem negro carioca nos anos 70. Acompanhando a trajetória de Dom Filó e da equipe de som Soul Grand Prix, o filme apresenta o impacto dos bailes na música, cultura e luta por justiça racial no Brasil.

saiba mais

Drylongso

Pica, heroína do filme, é uma menina com uma missão. Armada com uma câmera Polaroid, ela está determinada a documentar a existência de jovens negros. Ela, como muitos, está convencida de que eles são uma espécie que, em breve, será extinta. Seus instantâneos obsessivos irão levá-la a muitos personagens excêntricos do seu bairro, que a

saiba mais