CINEMATECA NEGRA
Cinemateca Negra vai ao encontro do que estamos mobilizando de forma contundente no MinC: o resgate de nosso passado, o fortalecimento e a preservação de nossa memória nacional cultural, entendendo a cultura e a arte como ferramentas pedagógicas de resistência e com enorme potencial de modificação social.
O mapeamento feito pelo NICHO 54 acerca dos filmes realizados por negras e negros desde 1949 permite que a sociedade brasileira tome conhecimento da nossa história. Além disso, garante que a atual e a futura geração de profissionais do audiovisual tenham as referências completas de como a história do cinema negro foi escrita no Brasil.
Cinemateca Negra contribui também no apoio a educadores na curadoria de conteúdos audiovisuais para uma concretização efetiva das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas.
Essa publicação também está em diálogo direto com a atuação da Cinemateca Brasileira, complementando o trabalho que vem sendo desenvolvido de articulação e implementação de práticas e políticas de preservação. Iniciativas como essa do NICHO 54 são caras e necessárias para a manutenção da memória brasileira do cinema.
Margareth Menezes
Ministra da Cultura
*
>>> Para acessar a apresentação prévia de Cinemateca Negra: clique aqui.
>>> Para acessar o artigo da Revista Bravo! com divulgação preliminar de dados da pesquisa: clique aqui.