Barbie Negra: um documentário (Black Barbie: A Documentary)

Dirigido por

Lagueria Davis

Gênero

Documentário

Ano

2023

Exibição

Exibição no Circuito Spcine, Sala Lima Barreto – Centro Cultural São Paulo (CCSP) 12 de novembro (domingo) às 16h30

Duração

100'

País

Estados Unidos

Compartilhe

Amando ou odiando, quase todo mundo tem uma história com a Barbie. E mesmo que não tenham uma história, há uma história sobre o motivo pelo qual não têm uma história. Neste filme, contamos a história por trás da primeira Barbie negra, porque sim, ela também tem uma história. Tudo começou com a tia da cineasta, Beulah Mae Mitchell, de 83 anos, e uma pergunta aparentemente simples: "Por que não fazer uma Barbie que se pareça comigo?"

Direção e roteiro: Lagueria Davis
Produção executiva: Grace Lay, Sumalee Montano, Camilla Hall, Milan Chakraborty, Jyoti Sarda
Produção: Aaliyah Williams, Lagueria Davis
Direção de fotografia: Sara Garth
Edição: Heidi Zimmerman
Música: Esin Aydingoz
Pautas: Beulah Mae Mitchell, Kitty Black Perkins, Stacey McBride-Irby, Ashley
Blaine-Featherson Jenkins, Gabourey Sidibe, Julissa Calderon
Produção associada: Brianne Klugiewicz
Produção de arquivo: Rebecca Kent
Supervisão musical: Jennifer Smith

Filmes relacionados

  • Por que não ensinaram bixas pretas a amar?

    Parte da trilogia de Juan Rodrigues o ensaio visual Por que não ensinaram bixas pretas a amar? produz um fluxo de imagens acerca de identidade e corpo que mergulham nas questões de sexualidade e racialidade como quem mergulha numa substância ainda em estudo.

  • Kokomo City

    No documentário divertido e sem filtros “Kokomo City” a cineasta D. Smith passa o microfone para quatro profissionais do sexo negras trans em Atlanta e Nova York — Daniella Carter, Koko Da Doll, Liyah Mitchell e Dominique Silver — que desmontam sem pedir desculpas as barreiras de sua profissão. Sem guardar nada, o filme pulsa

  • Euclydes

    O documentário resgata a figura de Euclydes Pinto Martins, herói cearense da aviação, criador da rota aérea Rio-Nova Iorque e pioneiro do petróleo em terras brasileiras. Negro e nordestino, sofreu um processo de embranquecimento por parte da historiografia e posteriormente teve sua imagem apagada.

  • Por toda a noite (Through the Night)

    Os estadunidenses e imigrantes residentes nos Estados Unidos têm acumulado extensas jornadas em diferentes trabalhos para conseguir se sustentar. Esse novo contexto de lavor ininterrupto resulta no inesperado fenômeno das creches que funcionam 24 horas por dia. “Por toda a noite” é um documentário de estilo verité que investiga os custos da nossa economia contemporânea