Rumo
A implementação das cotas raciais na UnB é contada a partir de três linhas narrativas.
A implementação das cotas raciais na UnB é contada a partir de três linhas narrativas.
Ronaldo viaja à cidade de Soure, ilha do Marajó, e planeja a reforma da casa dos seus pais, há muito tempo desocupada.
Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?
Só que dessa vez nada retorna das cinzas” (Except this Time Nothing Returns from the Ashes) é um projeto de imagem em movimento que explora autorretrato, arquivamento e memória. O filme acompanha presenças fantasmagóricas e falhas que assombram uma cidade, cada figura representando aqueles que existem nas margens ou na periferia.
Ensaio doméstico com fotografias de um rolezinho encontrado ao acaso. Três observações sobre a tendência de que haja coisas, ao invés de nada. Um exercício amador sobre parecer não haver nada a ver. Um pré-filme de arquivo tentando (re)animar o que é mundano e perene. Uma etnografia leiga sobre um modo de narrar o (não)
Nas ladeiras do bairro Cirurgia, os irmãos Dingo Bala, Mestre Nenê, Niquimba e Nego Dadá construíram o bloco afro Descidão dos Quilombolas, uma história sobre a importância dos tambores na conexão do povo preto à sua ancestralidade.
O documentário resgata a figura de Euclydes Pinto Martins, herói cearense da aviação, criador da rota aérea Rio-Nova Iorque e pioneiro do petróleo em terras brasileiras. Negro e nordestino, sofreu um processo de embranquecimento por parte da historiografia e posteriormente teve sua imagem apagada.
Amando ou odiando, quase todo mundo tem uma história com a Barbie. E mesmo que não tenham uma história, há uma história sobre o motivo pelo qual não têm uma história. Neste filme, contamos a história por trás da primeira Barbie negra, porque sim, ela também tem uma história. Tudo começou com a tia da
Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. Aos 95 anos, ultrapassando os 70 de carreira, em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo
No documentário divertido e sem filtros “Kokomo City” a cineasta D. Smith passa o microfone para quatro profissionais do sexo negras trans em Atlanta e Nova York — Daniella Carter, Koko Da Doll, Liyah Mitchell e Dominique Silver — que desmontam sem pedir desculpas as barreiras de sua profissão. Sem guardar nada, o filme pulsa