Mutações do racismo: a experiência de um jovem universitário (Mutaciones del racismo: la experiencia de un joven universitario)

Dirigido por

Jonathan Hurtado Carabali

Gênero

Documentário

Ano

2016

Exibição

5 de junho (sábado) às 19h

Disponível até
7 de junho às 14h

Duração

14 minutos

País

Colômbia

Compartilhe

Neste documentário, Jonathan Hurtado narra sua experiência com o racismo ao longo de sua vida, inclusive no próprio seio familiar. Conforme a cor de sua pele e a sua ancestralidade parecem transformar-se num impeditivo para a materialização de seus sonhos, também cresce a sua consciência e identidade racial. Utilizando como ponto de partida a composição Me Gritaron Negra!, da mestra Victoria Santa Cruz, Hurtado desenvolve seu ponto de vista de como confrontou a si próprio e enfrentou os estigmas e estereótipos para conseguir avançar em seus estudos e também incentivar as pessoas que repensem o problema da discriminação racial na sociedade colombiana.

Direção, pesquisa, roteiro, produção e montagem: Jonathan Hurtado Carabali
Som: Jesús “Chucho” Becerra

Filmes relacionados

  • Diabinhos, diabinhas e alminhas

    Em Guerrero, México, a tradição afro-mexicana intitulada “Dança dos diabos” representa uma ida ao outro mundo para dançar aos mortos. Permeando essa rica tradição, estão os episódios cotidianos de violência perpetrados pela narcocultura. Contudo, as crianças seguem lutando para manter viva a tradição.

  • Tambores afro-uruguaios

    Os tambores trazidos pelos africanos escravizados durante a colonização sobreviveram e ganharam novas forças no Uruguai. O candombe, símbolo de um povo reprimido pelos colonizadores, tornou-se uma necessidade de expressão e liberdade dos africanos e hoje tem presença especial no Carnaval do Uruguai.

  • Herança de um povo (Herencia de un pueblo)

    Ambientada na vibrante cidade de El Carmen, na região de Chincha, no Peru, Herança de um povo destaca o legado de sua população, da cidade e da dança da população negra do país.

  • Negra

    Eu tinha sete anos quando alguém me chamou, em uma rua, de “negra”. Virei-me para ver a quem chamavam, até que entendi que era a mim. Foi nesse dia que descobri que era negra e as risadas que tal chamamento disparou me fizeram perceber que ser negra não era algo bom. Só eu havia passado